domingo, 29 de março de 2015

Tipos de armas

Olá pessoal, hoje estou de volta (após um tempinho de inatividade...) para mais uma postagem, falando agora das categorias de armas e suas diversas funções.
Eu farei diversas classificações para facilitar, e vou começar pelas categorias mais "simples" às mais "complexas".




ARMAS BRANCAS:
Dentro dessa classe eu dividi em outras subcategorias para poder exemplificar melhor cada uma, mas antes vamos ao conceito geral: De acordo com a Wikipédia, "designa-se arma branca um objeto que possa ser utilizado agressivamente, para defesa ou ataque, mas cuja utilização normal é outra, geralmente para trabalho", mas existem algumas armas brancas que são realmente feitas para matar, como por exemplo a maioria das armas orientais, o soco-inglês, então nós podemos definir arma branca como um objeto tecnicamente simples (em comparação com as armas de fogo) que é feito para luta ou uma ferramenta adaptada à esse uso. Bom, então a partir do conceito de armas brancas podemos ver que ela é um conceito bem geral abrangido diversos itens, ela é dividida em algumas classes como: cortantes (navalha de barbeiro), perfurantes (chave de fenda), contundentes (taco de beisebol, marreta), perfurocortantes (perfuram e cortam, ex. faca), corto-contundentes (esmagam e cortam, ex. machado), perfuro-contundentes (perfuram e esmagam), ex. picaretas) e perfurocortocontundentes (cortam, furam e esmagam, ex. facão e espadas). Mas essa é apenas a classificação definida através do tipo de dano, agora segue a minha classificação. Obs.: Eu não considerei as armas de defesa pessoal comuns como arma branca, pois a função dela já é para defesa e a o conceito de arma branca não diz isso.





1º - ARMAS BRANCAS DE CURTO ALCANCE COMUNS:
As espadas, facas, facões, canivetes, machados, foices, martelos, picaretas, lanças, adagas, soco- inglês são as armas brancas mais comuns, elas foram muito usadas no passado e ainda hoje, elas oferecem um grande poder de ataque, por isso são as mais comuns, podemos usá-las como quisermos, com mais tática, levando canivetes táticos bem discretos no bolso ou cintura por exemplo ou até abusarmos mais um pouco guardando alguns machados de guerra ou espadas em casa (só não vá sair na rua com eles...), tudo depende de como você pretende usá-los, como são itens bons e de fácil acesso você pode montar diversos esquemas de defesa com eles, tanto domiciliar quanto pessoal.

2ª - OUTRAS ARMAS BRANCAS DE CURTO ALCANCE:
Essas armas são aquelas que você não acha tão comumente por aí, mas pode ver que são muito boas, como as bengalas de lâmina, estrepes, kusarigamas, kunais, ranseurs, maças, manguals, leques (armas), falciones, e muitas outras, elas são geralmente orientais, e tem usos muito bons, com poder cortante, perfurante e contundente muito forte, se perceber, essas armas são mais táticas e muitas são atribuídas aos ninjas e hashashins, com elas podemos fazer diversos planejamentos para muitos tipos de ocorrencias, seja lá o que você tenha em mente, desde assassinar ocultamente alguém até defender sua casa, as opções são muitas.




3º- ARMAS BRANCAS DE LONGO ALCANCE:
Sendo essas: Zarabatanas, arcos, bestas, shurikens, e eu considero as armas de chumbo, até porque, o conceito de arma de fogo não bate com as armas de chumbo, uma vez que "Uma arma de fogo é um artefato que lança projéteis em alta velocidade através de uma explosão", Essas armas também são muito populares e em sua maioria foram usadas frequentemente no passado tanto em guerras quanto para caça, tendo uma dessas em casa você pode se defender muito bem e caso ocorra alguma crise pode usá-la para caça e defesa, além de a maioria ser acessível.




ARMAS DE DEFESA PESSOAL COMUNS:
Taser, sprays de pimenta, tonfas táticas, canetas táticas, soco-inglês, canivetes e algumas adagas, etc., essa classe define aqueles equipamentos que podemos usar no dia-a-dia mais tranquilamente (com exceções) eles fazem a defesa de um cidadão comum, geralmente contra bandidos, mas podem ser usadas para caso ocorra uma invasão ou sequestro, garantem uma segurança média, mas podem ser invalidados facilmente, caso o mal feitor possua uma arma de fogo por exemplo; e se forem usadas com treinamento podem ter sua utilidade quase triplicada, existe uma gama de artes marciais que ensinam a defesa pessoal com esses itens.



ARMAS DE FOGO:
Como eu já apresentei o conceito de arma de fogo acima. As armas de fogo jão estão divididas em classes, pelo tipo (revolveres, pistolas, rifles, shotguns, sub-metralhadoras, etc.) ou por uso (arma primária, secundária, etc.) elas tem diversas funções, desde abater um simples animal até destruiur um tanque de guerra, mas nós só temos acesso as mais simples, a menos que você compre ilegalmente o que eu não recomendo de jeito algum, existem uma gama de armas legais (permitidas), que são realmente muito poderosas, se estudarmos cada uma e procurar nos informar, poderemos comprar armas ótimas que defenderão sua vida e seu patrimônio muito bem, só não esqueça de treinar, ter tudo regularizado e consciência.




BOMBAS E LANÇADORES:
Apesar desses itens causarem uma polêmica devido sua força eu acho eles extremamente bons, granadas, bombas de fumaça, etc. elas tem um poder muito grande mas é muito difícil consegui-las (e nem todas são disponíveis), mas existe a opção caseira, existem diversos sites que ensinam a fazer molotov, bombas de fumaça, entre outros, mas obviamente esses itens só seriam usados em situação de crise com necessidade extrema de defesa do patrimônio ou da sua vida mesmo, porque se você sair arremessando molotov na rua vai ter um probleminha...






E essa pessoal foi a postagem de hoje, espero que vocês tenham gostado, por favor, compartilhem a publicação para que o blog cresça, não esqueçam de comentar aí em baixo, muito obrigado e até a próxima!

Um comentário:

  1. O texto é bom, mas a matéria é complexa. Devido à criatividade humana, qualquer coisa pode se tornar uma arma, e por isto fica difícil classificar tudo que se vê pela frente. Aqui vão minhas considerações:
    Creio que a definição de armas brancas está meio limitada (se eu não me engano, esta definição que você utilizou é a da wikipédia, talvez fosse interessante colocar a fonte). A ideia de "objeto que possa ser utilizado agressivamente, para defesa ou ataque, mas cuja utilização NORMAL é outra, geralmente para trabalho" acaba não incluindo o soco-inglês e as próprias espadas (algumas), maças e manguais visto que estes são utilizados NORMALMENTE para o conflito (aliás, alguns foram criados para isto especificamente, tanto que não vemos a utilização do soco-inglês para a caça, marcenaria, construção, etc).
    Talvez fosse melhor "misturar" as duas definições da wikipédia em uma frase só, algo do tipo: Armas brancas são ferramentas/utensílios que possuem a capacidade de corte, perfuração, contusão e "raspagem/esfoliação", podendo tanto ser utilizados para atividades não-violentas (atividades laborais, hobby, culinária, caça, etc) quanto para ataque e defesa (bloqueio) em conflitos.
    Creio que esta definição, baseada na capacidade do objeto, acabaria por incluir tanto as armas feitas especificamente para o conflito quanto aquelas que tem outras funções primárias (onde incluiríamos as armas improvisadas, como canetas, chaveiros). No caso, a ferramenta se torna arma branca devido à capacidade de utilização, assim como um escudo pode se tornar uma arma contundente, e uma espada pode se tornar uma ferramenta de bloqueio (diante de outra espada, principalmente).
    Considerando que a classificação em cortantes, contudentes, perfurantes e suas fusões já é bem conhecida, creio que o seu texto trouxe uma ótima ideia, que é a classificação de armas brancas por alcance. Talvez fosse interessante acrescentar o fato de que facas (tanto as feitas especificamente para isto quanto as improvisadas em um arremesso) e machadinhas transitem entre curto alcance e longo alcance (o que só confirma a tese de que a utilização criativa faz armas). Talvez fosse interessante complementar com uma definição de alcance comum e alcance curto (existem apostila de segurança que trabalham com conceitos de alcance e área para manter, antecipar-se e atacar, talvez fosse por aí o começo). No caso de longo alcance, fica a dúvida se pistolas de pressão entrariam nesta classificação. Eu creio que sim, que elas são a evolução de estilingues, atiradeiras, arcos, balestas, etc. Poderia até se divagar sobre uma sub-classificação nas armas de longo alcance, visto que há aquelas que permitem vantagem mecânica (arcos, balestas, etc) e aquelas que se baseiam somente no arremesso técnico (shurikens, facas de arremesso, etc).
    Eu retiraria o item spray de pimenta da classificação de arma de defesas comum, visto que a lei brasileira restringe ele (o vendido livremente é o spray de Gengibre). Óbvio que se você parte da funcionalidade, e não da legislação (pois em uma catástrofe ou emergência todos ignorariam), neste caso até armas de fogo entrariam neste item.
    Creio que bombas e granadas são um subitem de armas de fogo.
    Aliás, seria interessante um apêndice final à versar sobre armas alternativas baseadas na eletricidade (algo como "arma elétrica de contato" e "arma elétrica de alcance") e químicas (sprays de Pimenta e de Gengibre).
    Uma discussão mais aprofundada ainda teria que lidar com uma série de armas utilizadas como armadilhas (como os tetsubichis), bloqueio + ataque (os leques de guerra) e "embaraçar" (redes e chigiriki).

    Aqui um artigo que mostra algumas armas criativas:

    http://www.historiadigital.org/curiosidades/15-armas-orientais-da-pesada/

    ResponderExcluir

Por favor, sejam educados. Obrigado por comentar! :)