sexta-feira, 19 de junho de 2015

Tecnologia e os equipamentos, útil?

Olá pessoal, bem vindos ao blog Bandeira Preta Sobrevivência. E hoje trataremos de um assunto muito importante: A Tecnologia no Sobrevivêncialismo e no Bushcraft.

Quando se fala em tecnologia é comum as pessoas pensarem apenas em celulares, computadores, GPS, enfim em aparelhos eletrônicos, mas a tecnologia não é só isso, aquelas calças que conseguem ser impermeáveis e a são extremamente resistentes à danos, ou aquela faca com aço que quase não enferruja (inox), a sua espingarda ou seu arco, com uma precisão e força assustadores, então, isso é a tecnologia, ela transforma e melhora os itens.



Primeiramente vamos começar falando dos aparelhos eletrônicos:
Um dos efeitos da tecnologia foi criar itens mais precisos que fazem mais funções e mais rápido, portanto, diversos aparelhos foram inventados e melhorados para trilhas, campings, pesca, caça e tudo o que pensar. Os eletrônicos podem substituir diversos itens em sua mochila por exemplo: um GPS já estaria substituindo uma bússola, um mapa e um caderninho com lápis para anotar as informações do trajeto entre outros além de dar uma informação bem mais detalhada do que muitos mapas (apesar de existirem mapas extremamente bem detalhados e bem feitos), as rações militares ou comidas enlatadas, os celulares que podem ajudar na comunicação caso de algo errado, radares para detectar animais ou pessoas, filtros de água que conseguem segurar 99,9% das impurezas, entre outros. Mas agora pense bem, você está no meio de uma mata, guiado pelo seu GPS de última geração, acampando, usando seu celular que milagrosamente tem sinal, jogando tranquilamente nele, acendendo seu fogo com álcool e nem olhando como ele está, bebendo água com seu super canudo à prova de tudo, esperando pra aquecer sua super feijoada enlatada, daí de repente o seu GPS cai na água e pifa, seu celular acaba a bateria, sua fogueira apaga porque você não olhou direito, você esqueceu a comida em casa e seu canudo, só Deus sabe onde foi parar, você não sabe nem se quer onde está, e aí amigo, o que vai fazer? A tecnologia é boa, mas as coisas podem (e se puderem vão) dar errado, então ter uma segunda via para tudo é sempre uma ótima opção, pense se o fulano acima tivesse uma bússola e um mapa extra, pronto, já não estaria perdido, se ele tivesse uma pederneira e soubesse acender a fogueira sem álcool? Pronto, já estaria aquecido e poderia preparar a comida. E se ele soubesse fazer armadilhas ou levasse itens para caçar ou pescar? Pronto, já teria comida. E se ele levasse panelas para ferver a água na fogueira? Pronto, já teria água. Enfim, eu quero dizer que esses itens ajudam sim, são bons e tudo mais, porém temos que saber fazer as coisas do modo mais rústico também. E se irmos à situações maiores como pani por ondas solares que acabam com os equipamentos eletrônicos?




Agora iremos falar da tecnologia em armamentos e em utensílios mais simples como lanternas, roupas, barracas e outros utensílios que são melhorados constantemente por exemplo:
Armas de fogo ou de pressão (como as de chumbo) sofrem atualizações constantes e são cada vez mais melhoradas, os arcos também, cada vez tem cordas mais fortes e atiram mais longe e mais forte,  hoje já existem armas que entram na água, podem passar por frio intenso, e diversas situações que funcionam normalmente, miras, lanternas, lasers, cada vez mais potentes, barracas que aguentam ventos fortíssimos, sacos de dormir que esquentam em temperaturas abaixo de 0, coturnos e botas impermeáveis e ultra resistentes, roupas que protegem até de temperaturas extremas, veículos que conseguem correr extremamente veloz, coletes que param balas de diversas armas, enfim, essas tecnologias são extremamente benéficas, quase não tendo desvantagens e com risco de falha também baixíssimo, apesar de terem geralmente altos custos, mas podem ajudar e muito em qualquer atividade!




Em resumo, tecnologia é útil na sobrevivência? Sim, ela potencializa os itens os aprimora, mas sempre é bom sabermos fazer as coisas "à moda antiga"


Bem pessoal, essa é a publicação de hoje, espero que tenham gostado, apesar de curta e rápida ela exprime bem a função da tecnologia hoje nos nossos equipamentos. Não esqueçam de comentar aí em baixo e compartilhar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário